domingo, 24 de fevereiro de 2013

Ministério Público pede afastamento de prefeita



Acusada de promover demissão de servidores públicos concursados, quebra de sigilo bancário, bloqueio de pagamentos e relotação de funcionários efetivos, a prefeita Roberta Barreto (PMDB) pode ser afastada do cargo por improbidade administrativa.

O promotor de Justiça Fernando Berniz Aragão, que responde pela Promotoria de Icatu, da qual Axixá é termo judiciário requer em Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa ajuizada no dia 15 de fevereiro no Ministério Público Estadual o afastamento da prefeita. Entre os atos ilegais está à solicitação aos funcionários públicos municipais para apresentação dos extratos bancários dos últimos meses de 2012 no recadastramento de servidores, o que caracteriza quebra de sigilo bancário, podendo ser determinada apenas pelo Poder Judiciário.

Além disso, servidores efetivos de Axixá foram dispensados dos seus postos de trabalho, tiveram pagamentos sustados e alguns foram relotados. Leonardo Lopes, agente administrativo da Secretaria Municipal de Administração, sob comando da irmã da prefeita Rafaela Barreto, foi um dos cinco servidores municipais afastado de suas funções: “Nós fomos afastados sem nenhum motivo e sem comunicação. Fomos expulsos da prefeitura dia oito de janeiro”, denuncia Lopes que conseguiu graças a um mandato de segurança sua relotação, agora numa escola municipal da zona rural.

O servidor ainda denuncia que dez agentes de saúde e dez agentes de endemias continuam afastados e sem receber seus pagamentos, mesmo diante da ordem de reintegração da justiça. O promotor Fernando Berniz explica que o afastamento do servidor público efetivo só pode ser feito mediante procedimento administrativo ou sindicância.

  A ex-prefeita Sônia Campos (PRB) que ficou no cargo por oito anos reforça as denúncias de desmandos políticos da atual gestora: “Desde que ela assumiu é esse desmando e perseguição a funcionários.”, denuncia Sônia que ainda afirma que a cidade na verdade, está sendo governada pela mãe da prefeita, Júlia Barreto: “Quem governa é a mãe dela que é ficha suja e não pôde ser candidata”, revelou.

Afastamento
O promotor Fernando Berniz que defende o afastamento da prefeita explica que a medida serve para: “Prevenir que prejudique a instrução processual, valendo-se da autoridade que lhe confere o cargo.” O promotor ainda acrescenta que a medida seria necessária como forma de proteger a integridade de documentos públicos e para assegurar que os servidores que representam à Promotoria de Justiça deponham em juízo de forma livre e sem receio de sofrer retaliações.

  A assessoria da peemedebista Roberta Barreto primeiro informou que a prefeita estava em reunião com sua equipe jurídica e que até o final da tarde emitiria uma nota oficial sobre as denúncias e o possível afastamento, porém um novo contato por parte de sua equipe foi feito e neste foi afirmado que ela não irá se posicionar.
 
(Marcus Saldanha) 
Fonte: O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário